sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja Coberto

A malta cá de casa foi convidada para ir a casa da D. H. experimentar "Aveludado de Aves" confeccionado pelo filho, estudante de Cozinha.

Devo-vos dizer, que provavelmente a receita que vós gostarieis de conhecer seria essa, pois estava um verdadeira espetáculo ao paladar e ao olfacto! Constava de um creme com uma textura de veludo e de aromas outonais...
Muitos parabéns ao cozinheiro, o P.!

Toca na tradição que os convidados deverão fazer-se acompanhar de um doce ou de um salgado. Optámos por levar um doce!
A receita original foi retirada da revista "Os Melhores Bolos". Mudei apenas as framboesas sugeridas, para mirtilos... No entanto depois de provar, devo dizer que é bastante bom em termos de sabor, mas um pouco duro... fica a dica para uma próxima: separar as gemas das claras e batê-las em castelo!

Entretanto andava nas minhas "cusquices" e vejo o concurso 6 anos e uma receita com laranja no querido blogue Cinco Quartos de Laranja. Vai daí... e está de postar e levar este bolo que boas recordações me traz, de uma noite animada, risadas completas, olhos gulosos, olfacto apurado e paladar agradado, a concurso.
Parabéns aos Cinco Quartos de Laranja! Uma meninice bonita... que esperar para a infância? Venham mais post's!
  

Ingredientes:
270g de manteiga
290g de açúcar
5 ovos
270g de farinha
1 laranja (raspa e sumo)
2 dl de natas frias
2 c. sopa de açúcar
75g de chocolate derretido
mirtilos

Modo de Preparação:
Começar por amassar bem a manteiga com o açúcar até deixar de sentir o granulado. Juntas os ovos e a farinha. Envolver bem e, por fim, juntar a raspa e sumo de laranja. Untar com margarina e polvilhar uma forma com 23cm de diâmetro e verter nela a massa. Levar ao forno a 190ºC durante cerca de 35 minutos.
Retirar, deixar arrefecer e desenfomar sobre um prato de servir. Bater bem as natas, juntar o açúcar e continuar a bater até ficarem firmes. Cubrir o bolo com o chantili e riscar com chocolate e decorar com rodelas de laranja e mirtilos.

Fotografias com direitos de autor: fotoexpr.blogspot.com

8 comentários:

  1. Fico feliz por saber que gostou do Creme Aveludado de Aves.
    Obrigado

    Cozinheiro P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei! Aguardo pela próxima iguaria!
      Parabéns!
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Catarina,

    eu adoro bolos de laranja. Este deve ficar óptimo.

    Se fizeres favor, inclui no teu texto a referência ao desafio. Ou seja, que participas com esta receita no desafio dos seis anos do Cinco Quartos de Laranja.

    Muito obrigada pela tua participação.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo de facto tem um travo optimo a laranja... só deixei mesmo aquela sugestão de separar as claras, porque o bolo deve ir ao frio, pois fresco o sabor e odor à laranja intensifica, no entanto a massa endurece, logo temos o por super, hiper, mega fofinho!!! :)

      Já coloquei também a referência ao concurso!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que lindo bolo! parabéns! adoro bolinhos de laranja :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada! Este de facto é muito saboroso.
    Bjs

    ResponderEliminar