quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bolo com calda de romã e noz

Dia 6 de Janeiro é dia de Reis! Dia de comer Romã!
Ora. não temos de comer sempre as romãs da mesma forma...
...Apesar de comer romãs ao natural ser muito bom, pois estas possuem um sabor leve, adocicado, mas sem ser melado. Contudo este ano quis fazer diferente!

As romãs para além de terem tradição neste dia, têm muito benefícios para a saúde: Leve ação estrogênica; Antioxidante; Antiinflamatória; Anticancerígena; Hipertensão e Aterosclerose; Diabetes; Beleza. (Ver mais...)

Fica aqui a receita que fiz, no entanto a ideia original veio de Bolo com calda de romã.

Ingredientes:
     Para a massa do bolo:
          4 ovos
          1 chávena de açúcar
          1/3 chávena de manteiga derretida
          2/3 chávena de leite
          2 chávenas de farinha com fermento
          1/2 romã em grãos
          miolo de noz q.b.
          grãos de romã q.b.
     Para a calda:
          1+1/2 romã em grãos
          3 colheres (sopa) de açúcar
          1 colher (café) de aroma de baunilha

Moda de preparação:
Descascar e separar os bagos de uma romã pequena e reservar. Separar as gemas das claras. Em seguida adicionar o açúcar às gemas e bater até que a mistura se apresente em creme. Nesta altura adicionar a manteiga e em seguida o leite e misturar tudo muito bem novamente. Em seguida, aos poucos, adicionar a farinha e continuar a bater a mistura. Nesta atura adicionar à massa preparada as nozes partidas e alguns bagos inteiros (deixar alguns para a calda). Entretanto em outra taça bater em castelo as claras que separou anteriormente. Por fim envolver as claras batidas em castelo, sem bater.
Levar ao forno numa forma preparadas (untada e enfarinhada). Deixar cozer.
Enquanto se dá a cozedura do bolo devemos preparar a calda...
Então começamos por espremer uma romã. Para isso, com a romã inteira (fechada), rolá-la em cima de uma superfície dura pressionando-a bem. Depois abrir a romã e reservar o seu sumo.

Numa caçarola, colocar o sumo da romã, os bagos de romã sobrantes, o açucar e o aroma de baunilha e levar ao lume até levantar fervura, deverá ir mexendo-se de forma a que o açúcar se dissolva completamente.
Quando o bolo estiver cozinhado retirá-lo da forma e ainda quente picá-lo com a ajuda de uma garfo e verter a calda sobre ele, de forma a que este absorva toda a calda e se torne húmido e aumente o seu sabor a romã.
Bom apetite... neste dia de Reis!
Muita saúde, dinheiro e trabalho!
Fotografias com direitos de autor: fotoexpr.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário